top of page

Diretora do Sindep participa de "Congresso Internacional de Mulheres Policiais”






Acontece nesta semana, em Brasília, o Congresso Internacional das Mulheres Policiais - CIMP, e o SINDEP está presente, representado pela diretora Raquel Faleiro. O congresso teve início ontem (28/3) e seguirá até amanhã, quinta-feira (30).


Durante o dia ontem, as policiais trataram de assuntos importantes, como a mulher policial no mundo; a mulher na segurança, com apresentação de dados institucionais, números, projetos e iniciativas implementadas; visão constitucional e institucional da segurança pública e saúde mental. Hoje ocorreram palestras sobre gênero e desigualdades, e também sobre processo legislativo. Na parte da manhã, houve momento de debate, com formação de grupos de trabalho para elaborar proposições de políticas públicas para as mulheres, com auxílio de assessores, que serão apresentados amanhã na Câmara dos Deputados.


Por que é importante debater sobre Saúde Mental?


Durante o congresso, saúde mental foi tratada em duas palestras diferentes, uma sob a perspectiva dos direitos humanos e outra sob abordagem do gênero e qualidade de vida no desenvolvimento pleno.








Saúde mental é pauta prioritária do Sindep. Normalizar o assunto é preciso. Por isso, para a Diretoria, é salutar falar cada vez mais a respeito, e colocar à disposição de todos os recursos, não só do Sindicato, mas também da Polícia Civil.


No início deste ano, por exemplo, o Sindicato convidou o Dr. Cláudio Eduardo Falcão Dias, diretor de Saúde Ocupacional do Hospital da Polícia Civil/MG, e o Dr. Wagner Fonseca Moreira da Silva, diretor de Perícias Médicas do Hospital da Polícia Civil/MG, para falar das medidas adotadas pela Polícia Civil para prevenção da Saúde Mental de seus profissionais, e no referido episódio são apresentadas informações importantes sobre como buscar ajuda na Polícia Civil.


Além disso, no último podcast, nossa inspetora-geral, Luciene Murta, deixou registrado que tem se colocado à disposição para ouvir o escrivã/ão, acompanhada sempre de um psicólogo e um assistente social.


Nessa mesma linha, contamos com o nosso núcleo de saúde mental do SINDEP, que vem oferecendo atendimento psicológico aos nossos filiados, bem como aos seus familiares. A equipe do Núcleo de Saúde é especializada em diferentes tipos de terapia e abordagens, com foco no bem-estar e crescimento pessoal dos filiados, atuando com compromisso de auxiliar o paciente no processo de autoconhecimento e superação de conflitos.

Comments


bottom of page