Sindep responde declaração do governador Mateus Simões na rádio Itatiaia
- há 2 horas
- 1 min de leitura
Na manhã desta sexta-feira, o presidente do SINDEP-MG, Marcelo Horta, foi convidado a participar do programa Jornal Itatiaia Agora para debater a situação da segurança pública em Minas Gerais, com foco na realidade enfrentada pela Polícia Civil.
O debate ocorreu após declarações do governador Mateus Simões, que, ao longo da semana, criticou a contratação de funcionários administrativos custeados por prefeituras municipais para atuação em delegacias da Polícia Civil.
Diante desse posicionamento, a Rádio Itatiaia ouviu o SINDEP-MG, na condição de representante da categoria Policial Civil, para esclarecer um problema estrutural que se arrasta há anos no estado.
O sindicato destacou que a utilização de trabalhadores contratados por municípios para exercer atividades nas unidades policiais é expressamente vedada pela Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, não devendo, portanto, sequer ocorrer.
Trata-se de uma prática irregular, que fragiliza a estrutura institucional da Polícia Civil e transfere aos municípios uma responsabilidade que é exclusiva do Estado.
Entretanto, como pontuado pelo presidente Marcelo Horta, essa situação se perpetua porque o próprio Governo do Estado fecha os olhos para a realidade do déficit crônico de efetivo.
Sem número suficiente de servidores policiais civis para garantir o funcionamento mínimo das delegacias, muitas unidades só permanecem abertas graças a essas contratações precárias, realizadas pelas prefeituras como medida emergencial.
O SINDEP-MG reforçou que o problema central não está nos municípios, que tentam suprir uma ausência do Estado, mas sim na falta de investimentos e valorização da Polícia Civil, o que compromete diretamente a prestação do serviço público e a segurança da população mineira.
Assista a entrevista na íntegra no canal da Itatiaia no youtube!https://youtu.be/XBaXR7b2JB0?si=zbhMvqXNJHVMjmmG


Comentários