top of page

Sindep dá seguimento às negociações envolvendo Plantão Digital


Na tarde de ontem, terça-feira (29) o Sindicato dos Escrivães de Polícia de Minas Gerais- SINDEP/MG se reuniu com a Coordenadora-Geral do Plantão Digital, Delegada Renata de Oliveira Lima, o Delegado Fabio Werneck e o Coordenador de Escrivães da CEPD, Geonato Costa, para apresentar a pauta com questionamentos sobre as possíveis mudanças nos procedimentos do atendimento no plantão digital e,  consequentemente, na Central Estadual do Plantão Digital.


Segundo as informações prestadas pela Coordenadora-Geral, está em andamento a estruturação de mudanças no atendimento em unidades da Capital e região metropolitana. De acordo com a delegada, existe a perspectiva de implementar unidades em formato híbrido, com atendimento presencial e virtual, conforme a demanda de momento.





O SINDEP/MG, por meio de seus representantes, o presidente Bruno Viegas, os diretores Gabriel Vidigal, Marcelo Horta, Mauro Moutinho e Raquel Falero, relatou ter recebido informações esparsas  de seus filiados sobre possíveis alterações de lotação e/ou locais de trabalho, sendo o sindicato acionado em função da preocupação de não serem observados critérios objetivos no processo de mudança das rotinas operacionais.


O SINDEP apresentou ainda o seu entendimento sobre a necessidade de se construir um processo de escuta dos servidores para reduzir possíveis danos ou maiores prejuízos a direitos consagrados, oportunizando ao policial a escolha da unidade de trabalho a partir de critério consolidado e objetivo, contemplando o interesse da administração pública, mas com o mínimo prejuízo ao servidor policial.


Além disso, o  sindicato também expressou a preocupação com modelos de reformulação dos processos de trabalhos de forma abrupta, que poderão causar estresse desnecessário e, consequentemente, maior adoecimento dos policiais, principalmente, no contexto contemporâneo em que tragédias têm se repetido pais afora.


Na ocasião, a Coordenadora-Geral apresentou números que indicam a grande produção do Plantão Digital e informou desconhecer a intensão de encerrar esse projeto, mas informou que tem sido desenvolvidos vários planejamentos para aprimorá-lo. Quanto aos questionamentos apresentados, disse não ter meios para responde-los por serem de ordem regulamentar e, por isso, faz-se necessária uma agenda com o Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária para apresentá-los.


Vale lembrar que na última reunião com a Chefia de Polícia, realizada no dia 19 de maio Sindicato, o Sindicato levou o assunto à Chefe da Polícia Civil. Clique aqui e reveja.

bottom of page