top of page

Diretor jurídico do Sindep, Marcelo Horta, recebe comissão de excedentes do concurso de escrivães




Foi autorizada a convocação de 242 escrivães do certame edital nº 04/2021, no entanto, são 542 o número de excedentes aptos para convocação. É muito importante esclarecer que os excedentes são os aprovados convocados para realizarem todas as fases classificatórias do concurso, a maioria com nota na prova objetiva superior a 80%.


Foi relatado que dos 482 cargos solicitados pela Chefia de Polícia, em junho de 2022, o governo autorizou a convocação de apenas 412, ou seja, 70 policiais a menos do previsto naquele ano. A comissão acredita que, considerando a necessidade de reposição de pessoal, o número atual seria de aproximadamente 600 policiais, somente para repor aposentadorias e exonerações.


Também afirmaram que em estudos realizados em função da Lei, ficou demonstrado que o governo tem possibilidade, dentro do limite prudencial, de convocar todos os aprovados em condição de excedentes.


Diante dessa realidade, a comissão procurou o SINDEP/MG para unir forças com eles na LUTA pela convocação de todos os aprovados em condição de excedentes, pois essa convocação representará grande economia para o governo, porque já estão em condições de fazerem a formação policial.


Durante o encontro, a comissão se comprometeu em entregar o estudo realizado ao sindicato para juntos lutar pela convocação de todos.


A Polícia Civil precisa recompor seu quadro de pessoal e pode perder todo o esforço realizado no concurso público. Seria desperdício de recursos públicos, não seria lógico do ponto de vista de uma gestão que se diz profissional e eficiente.


Por isso, o SINDEP/MG apoia essa luta e pede a compreensão do Governador Zema para atender essa demanda importante para a Polícia Civil e, consequentemente, para a prestação dos serviços de investigação criminal.

bottom of page