top of page

Sindep/MG se reúne com Chefia da PC para tratar de Pauta de Reivindicação


Tarde marcada por diálogo. Essa foi a tarde de terça-feira (17), na Chefia da Polícia Civil, em reunião com o Chefe da Polícia Civil, Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva, e o Sindicato dos Escrivães de Polícia Civil de Minas Gerais – Sindep/MG, representado por suas lideranças Bruno Viegas, Raquel Faleiro e Marcelo Horta. Durante o encontro, representantes do Sindicato, expuseram as demandas da categoria.


CADEIA DE CUSTÓDIA


Na ocasião, o Sindep/MG conversou sobre as Unidades Regionais de Custódia que já estão em funcionamento, pontuando dificuldades encontradas em algumas localidades específicas, que foram levadas ao conhecimento do SINDEP. O Chefe da Polícia Civil informou que entrará em contato com os delegados regionais para resolução de eventuais problemas.


PROJETOS DE LEI (64 e 65)


Quanto aos projetos de Lei que tratam da nova Lei Orgânica e o Estatuto da Polícia Civil, o diálogo sobre os projetos em trâmite na ALMG prosseguirá e o propósito da chefia da polícia civil sobre realizar reuniões com as entidades para discutir o teor dos referidos projetos está mantido.


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO POLICIAL


Foi novamente solicitado que a PCMG tenha acesso a sistemas e conteúdo das ocorrências que atualmente não estão disponíveis para os servidores. O chefe da polícia civil informou que dará seguimento nas tratativas junto à SEJUSP e a PMMG.


NOVAS NOMEAÇÕES


Questionado sobre a possibilidade de nomear aprovados no último concurso, Dr. Joaquim informou que em breve será apresentado o Plano para Provimento de Cargos, prevendo nomeações dos aprovados para os anos de 2023 a 2026, tal qual anunciado pelo vice-governador Mateus Simões, durante a cerimônia de posse dos novos policiais civis, ocorrida em 21/12/22.


PLANTÃO DIGITAL


Na oportunidade, foi debatido sobre o andamento do plantão digital, bem como sua ampliação, e foram apresentadas sugestões de melhorias, de acordo com as demandas levadas por colegas que se encontram lotados no plantão atualmente.


ACADEPOL


Questionamos a postura conservadora da ACADEPOL, que durante o último curso de formação teve duas demandas levadas ao sindicato, sendo necessário acionar a Justiça para corrigir inadequações. Solicitamos que o modelo seja revisto a fim de que a formação dos novos policiais seja mais efetiva, com visão pedagógica moderna e humanizada, para alcançar a formação integral do policial para atender as demandas da sociedade contemporânea.



REMOÇÕES


Levamos ao conhecimento da chefia demandas de escrivães recém-designados/removidos que fizeram opção por determinada localidade, contudo, ao se apresentarem, foram remanejados de forma arbitrária, produzindo descredibilidade ao processo, e ele se comprometeu a intervir caso não seja respeitado o direito de escolha dos novos policiais e as designações formais.


IMAGEM INSTITUCIONAL DA PCMG


Foi exposta ao chefe da polícia civil a preocupação com a divulgação de ações positivas da chefia e da PCMG como instituição, tanto no âmbito interno quanto para a população de forma geral, a fim de manter todos informados sobre o que vem sendo desenvolvido pela Polícia Civil.


PROCESSO DE DESIGNAÇÃO


Cumprimentamos novamente Dr. Joaquim por ter atendido nossa demanda no sentido de antecipar a divulgação de vagas quando da designação dos novos policiais, e sugerimos que seja editada uma resolução para mudar o processo de designação e torná-lo mais humanizado.


VALE-ALIMENTAÇÃO


Foi levado ao conhecimento do chefe da polícia civil o pleito relativo à ajuda de custo para despesas com alimentação. O sindicato explanou sobre vitórias no judiciário e trâmites no poder legislativo, sugerindo que tal demanda seja discutida também com o governo.

Comments


bottom of page