top of page

Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino: o papel da mulher na política


O direito ao voto feminino foi, sem dúvida, uma vitória importante no movimento sufragista, que lutou por igualdade de direitos civis e políticos para as mulheres.No Brasil, o dia nacional da conquista do voto feminino é comemorado hoje, 24 de fevereiro, quando, nessa data, em 1932, foi promulgado o decreto que permitiu o voto feminino no pais.


Apesar da conquista, refletir acerca desse dia denota a consciência de acender ainda mais o debate. Afinal, infelizmente, há um longo caminho a ser percorrido, como aponta a deputa estadual, Macaé Evaristo. Na prática, hoje em dia, as mulheres ainda se deparam com problemas estruturais, inviabilizando a Luta por igualdade de gênero e raça.


Durante o debate, Macaé falou também da tentativa do governo do estado em inibir a unidade de grupos de trabalhadores, e das entidades representativas, como os Sindicatos, e alertou para a necessidade de que ocorram mais fóruns de discussão sobre a segurança pública, com a ampliação dos espaços de debate para além dos gestores públicos, permitindo a participação da sociedade na proposição de soluções e alternativas para a segurança pública.


Quem é Macaé Evaristo?


Macaé é filha de professora e de ex-combatente militar. Vereadora de Belo Horizonte até o ano passado, Macaé assumiu o mandato de deputada estadual neste ano por lutar pela democracia e justiça social.

Comentários


bottom of page